Curitiba prorroga restrições da bandeira vermelha contra a Covid-19 e libera atendimento do comércio por drive-thru e delivery

 

A Prefeitura de Curitiba prorrogou, nesta sexta-feira (26), restrições da bandeira vermelha com medidas contra a Covid-19 e determina o fechamento de serviços não essenciais na cidade.

A prorrogação foi anunciada pela secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak e pelo diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira.

As mudanças valem a partir de segunda-feira (29) até o dia 5 de abril.

 

"O melhor modo de frear tudo isso, sem dúvida, tem sido o lockdown. Os nossos indicadores já apontam para isso. Por isso, nós precisamos da colaboração de todos e da manutenção das medidas de prevenção", comentou Alcides de Oliveira.

 

Segundo Márcia Huçulak, "considerando o momento de importância do comércio" com a chegada das vendas de Páscoa, o novo decreto liberou o atendimento do comércio de rua por delivery e drive-thru.

Shopping, galerias e centros comerciais, podem atender somente por delivery.

O decreto anterior já havia liberado o funcionamento da indústria, mas somente para serviços essenciais, o que foi ampliado no novo texto. O município também liberou a construção civil para serviços não essenciais.

De acordo com Márcia Huçulak, também serão permitidas aas atividades religiosas para as celebrações da Semana Santa, com o pedido para que seja na modalidade drive-thru.

A secretária também comentou sobre o alinhamento das medidas na capital, com as prefeituras da Região Metropolitana e do litoral do estado.

 

"Fizemos uma conversa, junto com os prefeitos, para alinhar as decisões com esse primeiro cinturão em torno dos municípios maiores, pela preocupação que temos com o feriado da Páscoa, para que as pessoas entendam esse momento. O litoral está com barreiras, mas muitas pessoas estão com casas no litoral. Há o pedido que as pessoas não desçam para o litoral", disse.

 

A cidade está em bandeira vermelha desde o dia 12 de março, com atividades não essenciais suspensas e toque de recolher das 20h às 5h. As atividades essenciais continuam funcionando com restrições de horário e limitação de pessoas.

 

Colapso na saúde

 

Curitiba completou na quinta-feira (25) uma semana desde que a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Sistema Único de Saúde (SUS) para adultos com Covid-19 atingiu e ultrapassou 100% pela primeira vez.

No período, a taxa atingiu pico de 103% de ocupação, com pacientes infectados pelo novo coronavírus em vagas de outras especialidades. A Secretaria Municipal de Saúde informou que eles não ocupam o mesmo espaço físico que outros pacientes.

Há uma semana, houve ouve aumento de 34 vagas de UTI, passando para 503 leitos. Porém, o aumento foi insuficiente, já que uma semana depois, na quinta-feira (25), 507 adultos estavam em UTIs - 33 a mais do que na semana anterior.

 

Isolamento

 

circulação de pessoas na cidade caiu 7% após a bandeira vermelha ter sido decretada em Curitiba, de acordo com dados coletados pela empresa InLoco e compilados pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP).

 

Conforme o levantamento, a média de isolamento entre os dias 13 e 23 de março, com as medidas mais restritivas, foi de 44,9%. Nos 12 primeiros dias do mês, o índice foi de 37,5%, em média.

Para especialistas da área da saúde, o isolamento ideal para que efeitos sejam percebidos é de 70%.

 

Veja a linha do tempo das restrições:

 

 

 

fonte: Por Letícia Paris e Pedro Brodbeck, G1 PR — Curitiba