LOGÍSTICA REVERSA

CURITIBA RECEBE MISSÃO INTERNACIONAL DE RESÍDUOS

Visita da comitiva portuguesa tem como objetivo aprofundar a articulação institucional no setor de águas e resíduos no Paraná

Curitiba recebe esta semana a comitiva da Missão Internacional Portugal-Brasil Águas & Resíduos. A primeira reunião com o grupo está agendada para essa quinta-feira (1°), às 10h, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e terá a participação do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR).

A visita tem o objetivo de dar continuidade às articulações institucionais e de cooperação técnica em curso nas áreas de meio ambiente, saneamento e gestão de resíduos sólidos. Durante o encontro, serão realizadas reuniões temáticas bilaterais entre as entidades e empresas (públicas e privadas) envolvidas na iniciativa.

Para o presidente do InPAR, Rommel Barion, o encontro é importante para fortalecer a parceria com Portugal no setor de resíduos. “A visita da comitiva pode viabilizar oportunidades de negócios, projetos e consultorias. O InPAR esteve recentemente em uma missão de resíduos sólidos em Portugal e foi enriquecedor. Temos muito a aprender com os portugueses”, comenta.

As entidades anfitriãs da Missão no Paraná são: Fiep, InPAR, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Paraná Cidade, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Águas Paraná.

A comitiva chega ao Brasil no dia 27 de janeiro e permanece até 3 de fevereiro, com passagens pelas cidades de Niterói e Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Entre os participantes da comitiva oficial portuguesa estão o secretário de Estado do Ambiente de Portugal (Seamb), Carlos Martins, e o chefe de gabinete da Seamb, Artur Cabeças; o presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (Ersar), Orlando Borges; a diretora da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Inês Diogo, entre outros representantes de entidades e empresas.

Sobre o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR)
Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) tem como objetivo contribuir para a redução de impactos ambientais, com ações voltadas à destinação adequada de embalagens das indústrias de alimentos e de outros segmentos. O instituto foi fundado no Paraná em 5 de julho de 2017, a partir da iniciativa de seis sindicatos de indústrias do setor de alimentos: Sincabima, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep, com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Para auxiliar na implantação da logística reversa, o Comitê Técnico do InPAR conta com a participação de representantes da Fiep, Ocepar, Senai/PR e Prefeitura de Campo Largo. Atualmente, o InPAR possui 32 associados. Para mais informações: www.inpar.eco.br

Logística Reversa
A Lei nº 12.305/2010 define a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que regulamenta que União, estados e municípios, o setor produtivo e a sociedade em geral são corresponsáveis pela prevenção e redução da geração de resíduos, com o estímulo a hábitos de consumo sustentável e a implantação de um conjunto de instrumentos para ampliar a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos, além da destinação ambientalmente adequada de todos os rejeitos. A conjugação destes deveres recebe o nome de logística reversa. Em outubro de 2017, passou a vigorar o Decreto Federal nº 9.177/2017, que complementa a PNRS e estabelece que as empresas são obrigadas a implantar sistemas de logística reversa, nos termos da lei, mesmo que não façam parte do acordo setorial ou que não tenham assinado termo de compromisso com a União.

Fonte:  Fato agenda | HOME | 01/02/2018