CANAL DE APOIO À SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DO PARANÁ ESTÁ DISPONÍVEL E GRATUITO

 
RH- IMPORTANTE - Sesi no Paraná tem Canal de Saúde Mental para atender trabalhadores da indústria
 
O Canal de Apoio à Saúde Mental funciona por meio do Whatsapp (41) 99605-1082 de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas ou online pelo link  http://cuidesemais.org.br/saude-mental/atendimento/  . Para saber mais acesse http://longevidade.ind.br/ 
Canal faz parte de conjunto de medidas de proteção que o Sesi no Paraná oferece aos trabalhadores para que continuem entregando bons resultados
 
Psicólogos e assistentes sociais do Sesi prestam apoio a trabalhadores por meio do WhatsApp
 
O avanço do número de casos do Novo Coronavírus no Brasil traz consequências diretas e indiretas, que vão dos cuidados com a saúde com idosos em casa ao isolamento social, sobrecarga de trabalho, com crianças com aulas online, falta de jeito com tecnologia, entre outras. No geral, essas questões deixam as pessoas em um estado de alerta fora do normal, o que traz riscos para a saúde mental. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o número de pessoas acometidas por ansiedade e stress já dobrou desde o início da pandemia, enquanto que por depressão, aumentou 90%.
 
Segundo um estudo da Fiocruz, estima-se que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não seja feita intervenção de cuidado específico para as reações e sintomas manifestados.
 
Para atender aos trabalhadores da indústria de todo o Paraná que estiverem precisando de acolhimento neste período, o Centro de Inovação Sesi (CIS) em Longevidade e Produtividade disponibiliza um Canal de Apoio à Saúde Mental. “O canal faz parte de um conjunto de medidas de proteção que o Sesi no Paraná oferece aos trabalhadores da indústria para que continuem entregando bons resultados, sem prejuízo à sua saúde física e emocional”, explica Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.
 
O serviço, voltado exclusivamente a trabalhadores das indústrias do Paraná, é gratuito e funciona de forma simples. O trabalhador entra em contato com o Canal de Apoio por meio de um número de WhatsApp, no qual responde perguntas sobre seu estado emocional e informa se quer receber retorno. Na sequência, um colaborador da equipe do CIS, composta por psicólogos e assistentes sociais, entra em contato com o trabalhador e inicia o atendimento, que pode ser feito em duas ligações. Todas as informações fornecidas pelo trabalhador são confidenciais.
 
O objetivo do programa é oferecer acolhimento e mostrar que emoções como exaustão, irritação, medo, ansiedade e estresse são esperadas neste momento. Sabendo disso, fica mais fácil se reestruturar, estabelecer uma nova rotina, se fortalecer e se preparar melhor para enfrentar as mudanças.
 
Além do atendimento, a equipe do Centro de Inovação do Sesi aproveita a oportunidade para reforçar medidas de biossegurança imprescindíveis para atravessar este momento, como a necessidade da higiene pessoal, a importância da atividade física e do relaxamento, assim como a orientação de criação de rotina e disciplina.
 
Prevenção e Orientação à Covid-19
O Canal de Apoio à Saúde Mental é apenas uma das ações do Sesi no Paraná de enfrentamento ao Novo Coronavírus. Por meio do Programa Sesi de Prevenção e Orientação à Covid-19, o Sesi também oferta exames laboratoriais a preços acessíveis, assessorias de Saúde e Segurança no Trabalho, Consultoria Digital para elaboração de Relatório de Diagnóstico e Boas Práticas, curso EaD e um canal para sanar dúvidas.
 
Saiba mais em www.sesipr.com.br.