LIMBO PREVIDENCIÁRIO

Você sabe o que fazer numa situação de Limbo Previdenciário? Veja as considerações do nosso Departamento Jurídico

O Limbo Previdenciário é observado quando o INSS concede alta ao empregado afastado, mas esse mesmo empregado ainda não se sente apto ao retorno, possuindo atestado médico particular e/ou laudo do médico do trabalho apontando a sua inaptidão, ficando a empresa em uma situação em que não se sabe quem é o responsável pelo pagamento do salário do empregado enquanto se perdura esta situação.

No texto anexo, apresentamos três possibilidades que vislumbramos serem recorrentes, sendo elas:

(i) Médico do trabalho confirma o laudo do médico particular do empregado reforçando a sua inaptidão ao retorno do trabalho;

(ii) empresa confirma o laudo do INSS pela aptidão,  mas o empregado possui laudo médico particular atestando a sua inaptidão;

(iii) empregado apresenta laudo particular declarando inaptidão e recusa o retorno ao trabalho até que seu benefício seja reavaliado pela Previdência Social ou então, que seu quadro de saúde se reverta.

As situações acima apontadas podem acontecer dentro das empresas, e é importante que o empregador saiba como proceder caso uma delas venha a ocorrer, principalmente por se tratarem de formas distintas de lidar com a situação.

Dúvidas, ficamos à disposição!!